quinta-feira, 28 de abril de 2016

ACERCA DOS TEMPOS E DAS ESTAÇÕES

Hoje minha reflexão recai sobre a carta do Apóstolo Paulo aos nossos irmãos que pertenciam à Igreja em Tessalônica. No Capítulo 4 desta carta, Paulo fala sobre a esperança do aparecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, Sua segunda vinda, devolvendo assim a esperança àqueles que haviam-na perdido.

No entanto, no capítulo 5, Paulo fala com eles a respeito dos tempo e de como seriam as coisas:

“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” 1 Tessalonicenses 5:1-11


Acerca dos tempos e das estações

Parece que eu vejo o Apóstolo Paulo citando as Palavras de Jesus em Atos:

“Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:6-8

É importante notar que o próprio Jesus não nos permitiu que soubéssemos sobre os tempos e as estações, se referindo claramente à restauração de Israel, ou à Sua segunda vinda, que é a maior esperança de todo cristão.

Jesus deixou sinais, mas ainda assim não os deixou claros para que ninguém detenha o conhecimento ou a “informação” de quando serão essas coisas.

A ordem de Jesus, no entanto, é para que sejamos Suas testemunhas, onde quer que estejamos, e que alcancemos os confins da terra.

Jesus disse:

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14

Muitos ficam tentando advinhar, ou decifrar nas escrituras, de forma até leviana, quando será o fim. Jesus disse que este evangelho será pregado em todo o mundo e para todas as nações.

Você sabia que existem mais de 3 mil, isso mesmo, 3.000 povos não alcançados, e que o Evangelho de Jesus Cristo ainda não chegou a essa gente por causa da barreira do idioma e da cultura?

Oremos para que o Senhor da Seara envie ceifeiros para a colheita e que esta obra seja feita. Auxilie, ore, envie, contribua, seja um trabalhador na Seara do Senhor, e aí sim estaremos próximos de ver o Grande Dia do Senhor.

O dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição.

O dia do Senhor será  uma grande surpresa. Ele mesmo disse que: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:27

Será um grande susto. Um grande lamento. Uma grande decepção. Por que? Porque todos estavam muito bem acomodados com paz e segurança. Todos estavam muito bem com o “novo governo mundial” talvez; com uma “nova ordem”, uma “nova religião”. O fato é que todos estarão bem confortáveis dizendo: Há paz e segurança!

Eu posso parecer meio cético, mas acho que não temos essa paz e segurança mencionada aqui. Sei que já estamos num processo acelerado de uma nova identificação mundial que facilitará muito na implantação da paz e da segurança, e por isso mesmo Jesus disse que deveríamos estar vigilantes. Mas ainda não temos essa paz, muito menos essa segurança. Então não vejo o porquê de tanto desespero por causa do “fim do mundo”.

Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia.

Agora Paulo dá uma guinada, muda de direção e usa um “mas” para nos chamar à atenção. Escutem, prestem atenção!!! Vós, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão. Vocês andam na luz. Não fiquem desesperados. Vocês não serão pegos de surpresa. O problema aqui não será para os salvos, mas para os que perecem. Parem de andar como pessoas sem esperança, criando coisas que só distraem a atenção, vocês não precisam disso; Vós, já não estais em trevas, não andam mais no escuro da desesperança como aqueles que não têm Jesus, mas andam na luz, porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia.

Se somos filhos da luz e filhos do dia, as coisas deveriam estar mais claras para nós. Vejo muitos perdidos na escuridão da falta de conhecimento e até da revelação da Palavra de Deus, se alicerçando em supostas profecias e sonhos dos mais variados tipos; se sustentando em relatos de pessoas desconhecidas que estão em busca de reconhecimento em midias sociais, mas que não sabemos quem são e muito menos sobre as suas vidas.

Escutem, o melhor lugar para que você seja alimentado pela Palavra de Deus, ainda é a igreja local, a família de Deus. Não se deixe enganar por ventos de doutrinas e por vãs tradições humanas. Vocês são filhos do dia ou filhos das trevas? Essa é uma pergunta que deve ser respondida por você e para você mesmo.

Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.

·        A instrução do Apóstolo Paulo é que nós que somos do dia, sejamos sóbrios. Sim, devemos ser sóbrios, sem loucuras, sem desespero, sem demonstração de falta de paz, de insegurança e de falta de esperança. Sejamos sóbrios para que o mundo veja Cristo em nós.

E qual é a razão dessa sobriedade, dessa tranquilidade? É a nossa fé. É a nossa fé que produz esperança e portanto, não nos desesperamos como os que são “da noite”.

O Apóstolo Pedro nos fala:

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” 1 Pedro 3:15

Qual é a razão da esperança que há em você? Você tem esperança ou talvez esteja desesperado pelo que pode acontecer a qualquer momento?

Reflita e conheça a verdadeira razão da esperança, o Único que pode nos dar esperança. É Nele que precisamos depositar a nossa fé.

·        Paulo ainda nos manda vestindo-nos da couraça da fé e do amor.  Sim, junto com a nossa esperança, que é a nossa fé; devemos também vestir a couraça do amor. Não devemos ser cristãos para acusar pessoas. Devemos ser cristãos para amar o pecador e rejeitar o pecado. O que rejeitamos são as condutas pecaminosas das pessoas, mas sempre lembrabndo que somos tão pecadores quanto. Se somos justificados é porque um dia fomos alcançados pela graça salvadora de Deus em Cristo Jesus.

Não devemos jamais tratar um pecador com arrogância, como se fossemos superiores, ou melhores do que eles, pois nos tornaremos piores do que qualquer um só pelo fato de tratá-los com ar de superioridade.

O Apóstolo Paulo nos ensina:

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” Filipenses 2:3,4

Jesus ainda ensinou uma parábola que nos faz pensar:

“E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Lucas 18:9-14

Portanto, eu aprendo que não é o que você faz, nem como se veste, nem o dia que você escolhe para ir ao templo adorar a Deus, mas sim a condição do seu coração. Lembre-se, Jesus já pagou o preço, e foi por amor. Tudo que você e eu fizermos que não seja pelo mesmo sentimento, não serve para Deus e nem para Sua obra.


·        Tendo por capacete a esperança da salvação.

Se a sua mente estiver guardada em Jesus pelo capacete da esperança da salvação, não há o que temer. Está salvo, com Jesus, porque temer o que possa acontecer?

O que poderia te separar do amor de Cristo? O que poderia te tirar a salvação? Seria um desastre natural? Seria a queda de um meteoro? Seria o apagar das luzes? Seria a morte? A fome? A nudez? A espada?

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:35-39
Nada poderá nos separar do amor de Deus, e se você tem essa esperança, você está seguro.

Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.

O nosso destino é o céu. Seja pela vinda gloriosa de Jesus Cristo nas nuvens, seja pelo estado natural humano, a morte, ou seja lá como for, você está destinado ao céu.

Se você já recebeu Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, você está destinado para a salvação. Não se preocupe, aquele que prometeu é fiel para cumprir.

Você não está destinado para a ira da condenação.

Em Jesus nós temos a salvação, que foi paga com um bom e precioso preço, o sangue de Jesus.

O próprio Jesus disse:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.”
João 3:16-21

Mas e se acontecer alguma coisa durante a noite? E se eu não estiver atento? E se...?

Se somos salvos em Jesus, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.

Não existe segurança maior que esta. Não tenho com o que me preocupar. Não preciso mudar minhas vestimentas, meus dias de adoração, até porquê eu devo adorá-Lo todos os dias com a minha forma de viver; não preciso ajuntar comida num cômodo reservado da minha casa, para caso haja uma catástrofe, não preciso me preocupar com nada, porque eu sei que Ele está comigo em todos os momentos de minha vida. E se eu morrer? Estarei com Ele. Aleluia.

Deus seja louvado, pois deixou tudo certo pra nós, e muitas vezzes, nós mesmos fazemos a bagunça em nossa mente, dando ouvidos a fontes externas usadas para nos tirar a atenção do alvo.

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
Filipenses 3:13,14

O nosso alvo é JESUS, o Cristo. Não podemos deixar que outra coisa permeie a nossa mente, a não ser Ele.

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Romanos 11:36

Deus abençoe a cada um.

Pastor Adelson Nalini Jr.

Master Builder Ministries

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no blog Pastor Nalini, entre em contato se tiver alguma crítica ou sugestão!