sexta-feira, 29 de abril de 2016

Juízo, Arrependimento e Restauração


Interessante, já faz algum tempo que venho ensinando os alunos da escola onde trabalho, sobre os profetas do Antigo Testamento.

Quando analiso os livros dos profetas, eu vejo uma similiradade muito grande entre eles. Todos eles pregam o juízo de Deus, chamam o povo ao arrependimento, e caso o povo se arrependa, pregam a restauração.

Eu imagino o que os profetas Bíblicos diriam para aqueles que acham que profecia é só um “novo tempo”, uma “nova brisa do Espírito”, um “novo orvalho”, “um vento”, uma “vitória”, ou então destruição, desgraças e muita dor. Seja lá o que for, eu ainda acredito que o modelo bíblico fala melhor do que eu:

“E vós não deis ouvidos aos vossos profetas, e aos vossos adivinhos, e aos vossos sonhos, e aos vossos agoureiros, e aos vossos encantadores, que vos falam, dizendo: Não servireis ao rei de babilônia. Jeremias 27:9

“Porque não os enviei, diz o Senhor, e profetizam falsamente em meu nome; para que eu vos lance fora, e pereçais, vós e os profetas que vos profetizam. Jeremias 27:15

É tanta gente profetizando em nome de Deus, e eu imagino que Deus não tem nada a ver com muitas profecias que estão por aí.

Mas o fato é que eu não vejo esses auto denominados “profetas” edificando. A palavra por eles profetizada é só de destruição, mas nunca de edificação.

Pessoas que se comparam a Noé; por favor, não se comparem a alguém como Noé.
Esse homem que foi usado por Deus para marcar a história da humanidade, que realmente viveu e foi o prenunciador de uma grande destruiçao, não ficou anunciando o dilúvio com os braços cruzados e acusando a todos de tudo.

Noé anunciou o dilúvio por 100 anos e enquanto anunciava com palavras, demonstrava com trabalho e vida no altar. E diga-se de passagem que o que salvou Noé e sua família não foi o fato dele ter anunciado a Palavra de Deus, como alguns pensam, mas foi o fato dele ter construído a arca durante aquele período, ou seja, o trabalho.

Meus amigos e irmãos, não nos deixemos enganar, a ordem de Jesus ainda ressoa em nossos ouvidos e corações:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19,20

Precisamos fazer discípulos, ou seja, anunciar o Evangelho (Boas Novas) até que se convertam.
Lembrem-se, o Evangelho é Boas Novas, e não terror. Evangelho é o fato de anunciarmos a grande salvação e mudança de vida que o Senhor Jesus tem pra todos nós. Sem ameaças. Jesus disse que se alguém quisesse seguí-Lo, que fizessem por vontade própria. Jesus nunca forçou e nem ameaçou ninguém para seguí-Lo.

Batizá-los, ou seja, inserí-los na família de Deus, que é representada pela igreja local.

Ninguém sobrevive sozinho. Não existe a possibilidade de ser crente e não congregar, e se alguém discorda, por favor me prove essa possibilidade na Bíblia. Aliás, quanto mais se aproxima da volta do Senhor, segundo a Palavra de Deus, é que devemos nos unir e congregar.

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus10:25

Ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado.

O Senhor Jesus mandou ensinar os novos discípulos a guardar todas as coisas que Ele mandou. Vejam que o que Jesus mandou é guardar a Nova Aliança, e não a Velha Aliança. A nova circuncisão é no coração, segundo o Apóstolo Paulo, e não na carne. O sábado é o dia que você tira para descanso das coisas terrenas e se dedica às coisas de Deus, não importando o dia da semana, até porque o significado de sábado é descanso.

Os Apóstolos mandaram que os irmãos se reunissem no primeiro dia da semana, até como uma forma de dedicação das primícias a Deus, ou seja, o primeiro dia da semana eu dedico a Deus.

Um outro fato importante é que se alguém deseja guardar o sábado, ou qualquer outro ponto da lei de Moisés, é necessário que se guarde por completo, porque senão não serve.

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.Tiago 2:10

Quer guardar toda a lei? Não há pecado nenhum nisso, desde que seja por completo. Melhor voltar ao Livro de Levíticos, decorar toda a lei e começar agora mesmo, porque senão estaremos vilipendiando o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário.

Se tem dúvida do que estou escrevendo, vai à Carta de Paulo aos Gálatas e lê. Veja que Paulo anunciou o Evangelho puro e depois vieram alguns judaizantes querendo mudar a cabeça do povo quanto ao evangelho de Jesus Cristo.

Começaram a falar que eles poderiam ser crentes, mas que teriam que se circuncidar. Que eles poderiam ser crentes, mas que deveriam guardar o sábado. Vejam que Paulo ficou tão irritado com essa situação que ele amaldiçoou qualquer palavra que não fosse Bíblica.

“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” Gálatas 1:6-9

Quando vejo crentes deixando a liberdade de servir a Jesus sem jugos exteriores, para tentar servir a Deus de forma legalista, me dói, porque sinto a mesma coisa que Paulo sentiu.

“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho.”

Um evangelho cheio de leis e de regras que são praticadas exteriormente, mas que falta amor, perdão, união, compreensão, interação com os demais irmãos, e o pior, anunciam um evangelho de terror e sem graça.

Portanto, amados, se queremos fazer o certo, vamos nos ater aos ensinamentos de Jesus e dos Apóstolos e tenho certeza que estaremos fazendo a vontade de Deus.

Deus abençoe.

Adelson Nalini Jr., Pastor

Master Builder Ministries

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no blog Pastor Nalini, entre em contato se tiver alguma crítica ou sugestão!