segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mensagem do Dia


Atos 16:16-34

Paulo e Silas estavam em Troas. Ali Paulo teve uma visão de um Macedônio que pedia a Paulo que passasse à Macedônia e os ajudasse. Paulo entendeu como sendo uma visão espiritual e foi em direção à Macedônia. Em Filipos, que é a primeira cidade da Macedônia, Paulo encontrou um grupo de mulheres e começou a falar de Jesus para elas, entre as quais, Lidia aceitou a Jesus e foi batizada, e cedeu sua casa para que eles se hospedassem lá.
A Palavra de Deus nos fala que certo dia, indo eles à oração, uma jovem que possuía um espírito de adivinhação e que dava muito lucro aos seus senhores, começou a seguir a Paulo e dizer: “Estes homens que nos anunciam o caminho da Salvação, são servos do Deus Altíssimo.” Depois de alguns dias acontecendo o mesmo, Paulo se incomodou e mandou que o espírito saísse daquela jovem e ela ficou liberta. O fato é que trouxe furor aos homens que lucravam com ela e estes prenderam a Paulo e a Silas e os levaram aos magistrados. Estes incitaram a multidão contra Paulo e Silas e rasgaram as suas vestes e os açoitaram e entregaram para serem presos.
Foram lançados no cárcere interior.
Aí vem as lições:
1 - CONVICÇÃO NA ADVERSIDADE: Paulo e Silas estavam presos, com os pés seguros ao tronco e no cárcere interior. Fazendo a Obra de Deus e sofrendo assim? Como pode? Será que se fosse hoje teríamos a mesma atitude?
- Só quem tem convicção do que está fazendo e a quem está servindo, é que pode cantar no meio da adversidade. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:16-18
-  Deus não muda as circunstâncias, mas prepara você para enfrentá-las. Davi teve que enfrentar o gigante. E quando se viu na situação de enfrentá-lo, não confiou em si mesmo, mas disse: “E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.” 1 Samuel 17:47
- Precisamos entender que o mundo vai de mal a pior e somente a Igreja de Cristo, ou seja, nós podemos fazer a diferença. Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:13-16
2 – FIDELIDADE A DEUS:  Precisamos ser fiéis a Ele. Ser fiel em tempos de paz é muito fácil, mas ser fiel em tempos difíceis é muito difícil. Fidelidade só tem quem experimentou um encontro verdadeiro com Ele. Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Colossenses 2:6-7
- Fidelidade demonstramos exatamente quando estamos em momentos difíceis. É aí que você vai dizer se serve ou se não serve a Deus. Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17-18
 3 – ELE LIVRA:  Quando somos fiéis, podemos esperar uma ação de Deus em nosso favor. A Bíblia nos mostra alguns exemplos de como Deus livra os seus.
Ele livrou a Mordechai ou Mardoqueu. (Ester)
Ele livrou a Ananias, Misael e Azarias (Sadraque, Mesaque e Abdnego – Livro de Daniel)
Ele livrou a Pedro na prisão (Atos 12)
- O que precisamos entender é que Deus pode livrar, mas nem sempre é de sua vontade livrar.
Podemos ver a forma como os discípulos de Jesus foram mortos.
Podemos ver como Tiago foi morto e Pedro livre.
O fato é que precisamos crer e entender que Ele livra, mas sua vontade é soberana. Se Ele livrar Ele é Deus, mas se Ele não livrar, Ele continua sendo Deus!
4 – TENHA UMA MENSAGEM CRISTOCÊNTRICA: Paulo e Silas estavam presos, viram o milagre acontecer, o terremoto foi algo assustador para os outros, mas para eles foi algo maravilhoso. No entanto Paulo, quando foi falar com o carcereiro, não falou sobre o milagre e nem em torno de si próprio, mas falou de Jesus.
Podemos ver todos os discípulos e apóstolos falando sobre Jesus. Os milagres aconteciam em grande volume, mas a mensagem nunca foi voltada para o milagre ou para quem foi o portador da benção e sim: JESUS.
As nossas mensagens tem que voltar a ser Cristocêntricas. Precisamos parar de falar de nossas igrejas, de nossos dons, de nosso potencial, etc. Precisamos voltar o nosso foco para Jesus.
Deus quer continuar curando, salvando, libertando, fazendo milagres e maravilhas. Sabe o que falta? Dar a Ele o crédito e a honra e pregarmos o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no blog Pastor Nalini, entre em contato se tiver alguma crítica ou sugestão!